ANAIS :: ENAMA 2014
Resumo: 75-2


Poster (Painel)
75-2Escherichia coli EM AMOSTRAS DE REQUEIJÃO DO SERTÃO COMERCIALIZADOS NOS MUNICÍPIOS DE FEIRA DE SANTANA E CRUZ DAS ALMAS – BA.
Autores:Barros, LSS (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) ; Rodrigues, M. J. (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) ; Lima, D. V. (UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

Resumo

Introdução - O leite e seus derivados são utilizados como alimento pelo homem desde os primórdios da civilização. Contudo, devido a sua riqueza de nutrientes, torna-se susceptível à contaminação por um grande número de microrganismos potencialmente patogênicos ao homem, sendo assim, considerado um meio de cultura bastante favorável ao desenvolvimento de microrganismos. (ZAFFARI, 2005). Segundo Almeida & Franco (2003), a presença de coliformes em queijos tem-se tornado cada vez mais preocupante, pelo surgimento de surtos de toxinfecções alimentares. Materiais e Métodos - As amostras de requeijão foram coletadas nos municípios de Feira de Santana e Cruz das Almas – BA, no ano de 2014. Foram coletadas 68 amostras de requeijão. Testes microbiológicos foram realizados utilizando o meio de cultura Chromocult Coliformes Agar (detecção simultânea de coliformes e E. coli). Após processar as amostras, os inóculos foram incubados em condições aeróbias a uma temperatura de 35-37 °C durante 24 horas. Após esse período as placas foram analisadas para a presença de colônias típicas para a identificação de E. coli e Coliformes. Resultados e Discussão - Na Tabela 1, é possível observar que todas 61 amostras apresentaram alto índice de contaminação para coliformes fecais. De todas as amostras a AMT 1 (4,37E+08 UFC/g) e AMT 45 (1,01E+04 UFC/g) constaram o maior e o menor valor respectivamente. Já o índice de contaminação para Escherichia coli, apresentaram valores de contaminação 0 UFC/g para as amostras AMT 2, AMT 8, AMT 9 , AMT 12, AMT 14, AMT 17, AMT 19, AMT 35, AMT 40, AMT 43, AMT 44, AMT 50, AMT 51, AMT 54. As demais apresentaram contaminação tendo a AMT 52 o valor mais alto das amostras analisadas. Os valores de contaminação de coliformes fecais e Escherichia coli encontrados nas mostras analisadas na tabela 2, apresentaram valores mais baixos de contaminação em relação as amostras da tabela 1, sendo a amostra AMT 7 sem presença de E. coli. Conclusão - Os Coliformes fecais e E. coli, foram encontrados na maioria das amostras de requeijão analisadas. Isso representa um problema sério de saúde pública, pois além das bactérias isoladas, o requeijão pode estar com outras bactérias que causam danos a saúde do consumidor.


Palavras-chave:  colimetria, qualidade microbiológica, E. coli, requeijão, sanidade